Consultoria em Tecnologia da Informação
Empresa brasileira especializada em atividades de consultoria, gestão, desenvolvimento, implantação, integração e manutenção de soluções informatizadas para web e mobile multiplataforma.
Uma das maiores provocações do ambiente de negócios moderno é manter a infraestrutura de TI em um nível de desempenho elevado, de modo ininterrupto. Se a equipe da área não consegue chegar esse objetivo, terá mais dificuldade para entregar resultados e se manter em regimes de trabalho mais brandos.
Nestes momentos, abraçar o apoio de uma consultoria em tecnologia da informação pode ser um ótimo investimento. O trabalho ajuda as equipes a otimizar as suas práticas, a partir do que há de mais moderno no mercado. Além disso, melhora investimentos e corrige falhas no fluxo de trabalho interno.
Tudo isso, levando em conta as demandas da empresa e os seus objetivos de médio e longo prazo. Quer saber mais sobre a consultoria em tecnologia da informação e como ela pode ajudar? Então, confira o que preparamos para vocês!
O que é uma consultoria de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO?
Podemos dizer que a consultoria em tecnologia da informação é um serviço voltado para organizações empresarias que precisam otimizar o modo como a área de TI e a infraestrutura tecnológica funcionam. A mesma é fornecida por profissionais especializados em atividades como a gestão e a governança de times de TI. Neste modo, o negócio pode ganhar mais qualidade na gestão operacional e acrescentar valor aos recursos existentes.
Como a consultoria em tecnologia da informação funciona?
As tarefas de um consultor em tecnologia da informação envolvem um diálogo contínuo com os times internos e o conhecimento das melhores práticas do mercado. Essa tarefa tem como principal foco ajudar a empresa a lidar com os problemas existentes e alinhar práticas com o padrão do mercado.
Assim, será possível ampliar a concorrência em médio e longo prazo. Esse trabalho se dará a partir de várias etapas.
Levantamento de requisitos
Neste primeiro momento, o consultor deverá identificar os problemas e desafios existentes. Isso o auxiliará no trabalho de qualidade e de alto impacto. Aqui, o diálogo é fundamental, afinal, as informações obtidas darão base para o trabalho futuro.
Pesquisa por informações consideráveis sobre o perfil do negócio
Uma vez que os problemas sejam identificados, a equipe de consultoria fará a análise dos dados sobre o perfil do negócio e a sua rotina de trabalho. Essa avaliação deve ser o mais abrangente possível. Assim, a equipe poderá identificar as possíveis origens do problema e como ele pode ser solucionado.
Planejamento da solução
Com a origem do problema encontrado, a equipe de consultoria em tecnologia da informação fará a escolha por uma boa solução. Isso pode envolver a reformulação de processos, a upgrade da infraestrutura ou a aquisição de novos equipamentos.
Todo o processo será feito considerando os padrões do mercado e a melhor forma de atingir um alto retorno sobre o investimento no serviço.
Aplicação da solução proposta
A penúltima etapa do trabalho de uma equipe de consultoria em TI é implementar a solução do problema. Neste momento, as equipes devem ser treinadas e a comunicação, novamente, terá um papel de destaque: com ela, conseguiremos garantir que todos entendam a necessidade das mudanças e como elas vão melhorar o seu dia a dia.
Análise de resultados e ajustes finais
Uma vez que a solução tenha sido implementada, a empresa de consultoria fará uma análise de dados completa dos resultados. Caso eles tenham sido atingidos, o serviço será concluído. Se existirem erros ou mudanças abaixo do esperado, novos ajustes podem ser aplicados, garantindo o custo-benefício do serviço.
Como saber que minha empresa precisa de uma consultoria em TI?
A consultoria em TI é um serviço flexível e que é utilizado por muitas organizações empresariais. Mas decidir quando ele é útil é um desafio enorme. Se você gestor mantiver o seu olhar atento para alguns fatores, será possível descobrir a necessidade dessa solução facilmente.
Existem alguns pontos que podem auxiliar o negócio a identificar que precisa contratar uma consultoria de TI, estão:
- pesquisar por investimentos que a empresa não está acostumada a fazer;
- problemas recorrentes na infraestrutura de TI;
- políticas de gestão que não são atualizadas há muito tempo;
- perda de competitividade da empresa.
Caso sua empresa sofreu um cyberataque, por exemplo, a consultoria de TI pode ajudar o time a melhorar as suas políticas de segurança de dados. Já nos casos em que há a migração para novas tecnologias, esse serviço auxilia na execução de ajustes e treinamentos. Com isso, o investimento pode chegar nos resultados esperados com segurança.
Quais os benefícios que a consultoria em TI irá trazer para minha empresa?
O investimento na consultoria em tecnologia da informação lhe trará vários benefícios para sua empresa. Atrelados, eles contribuem para tornar o negócio mais competitivo. Entre os benefícios, podemos apontar:
- melhoria da colocação de sua marca com a otimização de rotinas;
- oportunidade de atualizar rotinas de gestão e governança de TI;
- adesão de práticas de segurança digital modernas;
- estruturação das rotinas internas;
- mais segurança na realização de investimentos;
- diminuição de riscos operacionais;
- mais agilidade para entregar resultados.
Essas vantagens darão a sua empresa mais agilidade para competir por novos clientes em médio e longo prazo. Sua empresa terá um ambiente de trabalho moderno e com alta performance, em caráter sucessivo. Afinal de contas, toda a sua infraestrutura estará alinhada com o seu perfil de trabalho e as demandas externas.
Além do mais, os benefícios que a consultoria TI traz para projetos do setor. Neste cenário, ela reduz os riscos de o planejamento ser mal organizado. Com a procura por boas práticas e melhores opções, os colaboradores conseguirão estruturar um projeto fácil de ser executado e capaz de atender a todas as expectativas dos envolvidos.
A continua mudança no senário digital colocou a tecnologia no centro de diversas empresas. Atualmente, o uso da tecnologia é sem sombra de dúvidas uma das principais formas de aprimorar o fluxo de atividade e garantir qualidade operacional. Afinal, a tecnologia garante mais espaço para integração, flexibilidade e inovação do cotidiano de qualquer empresa.
Caso sua empresa esteja enfrentando dificuldades para transformar o valor agregado da infraestrutura de TI, não deixe de considerar o apoio de uma consultoria em TI. Podemos ajudar na otimização dos processos, equipamentos e investimentos. Deste modo, o setor se transformará na base de um posicionamento de marca inovador e à frente da concorrência.
Gostaria de saber mais sobre como uma consultoria pode ajudar sua empresa? Então, entre em contato!