Excelente relação custo-benefício
Terceirizar pode ser uma atitude mais vantajosa de desenvolver o software com a máxima qualidade possível. Independentemente da estrutura organizacional do seu negócio, contratar especialistas em TI para o time interno, pode acabar representando uma grande despesa para a empresa. Até porque o salário dos profissionais de TI costuma ser alto.
Escolhendo a terceirização, a empresa já contará com profissionais qualificados para a tarefa, sem que seja necessário a realização de processos seletivos, entrevistas e treinamentos de novos colaboradores.
Sem contar a possibilidade de evitar o risco de montar um time próprio que não consiga encontrar a solução mais apropriada. Ter profissionais que agreguem aos projetos internos não é uma coisa muito fácil. Principalmente quando o foco da empresa não é a área de tecnologia.
Projeto
A ideia de desenvolver internamente o software pode acabar gerando dores de cabeça. Muitas vezes, as empresas criam o time de TI, mas não abordam nenhuma metodologia, documentação ou padronização no desenvolvimento de software.
Ao contrário do desenvolvimento terceirizado de softwares, que geralmente é realizado por quem já possui know-how, implementando padrões documentais e técnicos que promovem um resultado de qualidade. A documentação, nesse caso, traz tópicos como o conceito, análise técnica e instalação do software na empresa.
Core Business
Especialmente quando se fala sobre as empresas que não são da área da tecnologia, é muito mais lucrativo terceirizar o trabalho para manter o foco no Core Business, o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa. Com equipes externas no desenvolvimento da solução, é possível que essas organizações se concentrem nos seus serviços, clientes, demandas e nichos de mercado.
Ainda que a parte de TI terceirizada se envolva com os outros setores da empresa, ela não será mais uma responsabilidade do gestor, que poderá dedicar maior atenção aos principais projetos da empresa. É uma maneira eficiente de encontrar soluções, direcionando a demanda aos profissionais terceirizados.
Até porque a ideia da terceirização de TI é fazer com que a empresa possa focar na sua principal atividade até para se manter. Dessa forma, a terceirização do desenvolvimento proporcionará economia de tempo e abrirá espaço para o gerenciamento de outras demandas.
Menos investimento em equipamentos
Caso possua uma equipe interna de TI, além de bancar os profissionais, é preciso dar todo o suporte tecnológico. Será necessário investir em equipamentos, softwares, licenças e toda a infraestrutura adequada.
Sem contas que, os equipamentos precisam acompanhar o dinamismo e serem atualizados com frequência. O que seria uma despesa extra para a organização, fica toda por conta da equipe/empresa terceirizada.
Não há necessidade de conhecimentos técnicos
O protagonismo da terceirização do desenvolvimento de software surge para acudir um conhecimento técnico limitado e muitas vezes inexistentes em uma empresa. Quando este setor é terceirizado, uma empresa especializada se incumbe de todo o processo, que envolve desenvolvimento, gestão e entrega.
Deste modo, não haverá a necessidade de ter um profissional gestor responsável pela empresa que oferece o outsourcing, apenas no caso de o tipo de contrato solicitar essa interação. O que normalmente acontece é que a empresa que contrata o serviço, possui um profissional que se comunica com essas equipes dedicadas para passar as demandas. Deste modo, quem contrata fornece todas as informações, demanda e recebe resultados de qualidade.
Hoje o outsourcing possui muitas outras vantagens para as organizações que decidem aderi-la. São inúmeros fatores que são resolvidos a partir de uma equipe externa, reduzindo o trabalho, gastos, sem contar os impactos nas rotinas do setor de tecnologia de uma empresa.
Gostaria de saber como sua organização pode se beneficiar da terceirização de softwares? Venha conversar com a nossa equipe. Entre em contato com a gente e esclareça as suas dúvidas.